Casal da Tia São

Era uma segunda-feira chuvosa quando levantei da cama uma hora mais tarde do que de costume. Enquanto organizava a bagagem ouvi pela última vez a orquestra de sapos. Despedi-me dos meus anfitriões daquela semana e os cães me acompanharam até o portão. Confesso que fiquei um pouco emocionado ao perceber o olhar triste deles, é certo que sabiam que não me veriam dali em diante. Acariciei-os pela última vez e entrei no carro com Denise, que me deu uma boleia (carona) até a estação de comboio, onde mais uma vez pegaria a estrada, ou melhor, os trilhos.

IMG_20130304_104552

Ao chegar a meu destino um francês chamado François me aguardava sorrindo, munido com seu guarda-chuva quadriculado, pois ainda chovia. Em 10 minutos já estávamos no Casal da Tia São (Casal é como os portugueses chamam um conjunto de casas, ou uma casa com seus anexos), onde estou agora e ficarei por mais alguns dias. Conceição (São) é a outra moradora do sítio, que junto a François, dedica a maior parte do seu tempo cuidando de uma pequena horta e de seus vários animais: burro, cabras, ovelhas, porcos, galinhas, patos, gansos, gatos e cachorros. Todos em suas versões masculinas e femininas. São muitos animais que exigem uma rotina diária de cuidado, higiene, alimentação, passeio e muito carinho, é claro.

Casal da Tia São

Casal da Tia São

faltam duas semanas para a primavera, mas as ameixeiras já começaram a florir

Faltando duas semanas para a primavera as ameixeiras já começam a florir…

outras mais ousadas começaram até a soltar pequenos frutos

…outras mais ousadas já começam até a soltar pequenos frutos.

ao redor do poço e da horta

Ao redor do poço e da horta

Espeço lúdico. Tia São adora promover eventos sócio-educativos p/ crianças

Espaço lúdico. Tia São adora promover eventos sócio-educativos p/ crianças

curral

Curral

Procurando ferramentas na garagem... surpresa!

Procurando ferramentas na garagem… surpresa!

A vida no rural é muito curiosa, sempre há muito trabalho a fazer, mas o contato com a Terra, fauna e flora nos deixa em um estado de espírito… diferente, já que não encontro outro adjetivo… toda a natureza que nos envolve nos permite desfrutar do “trabalho” com prazer e alegria. Conviver com os bichos tem sido muito gratificante. A interação que constituímos com os animais é muitas vezes bem mais interessante do que as que estabelecemos com certos tipos de pessoas. Eles também têm cérebro e coração, como nós, isto é, pensam e sentem.

bééééé...

bééééé…

Quem nunca brincou disso?

Quem nunca brincou de carregar o coleguinha?

Bucha de boa no batente

Bucha de boa no batente

A pata fica entre 28 e 31 dias chocando

A pata fica aproximadamente 35 dias chocando. A gansa entre 28 e 31 dias. A galinha 21 dias.

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

gansos

gansos

Xerife

Xerife

Mustafa

Mustafa

Porquim

Porquim

Porcão. Olha presa!

Porcão. Olha presa!

Carriça e Camarada

Carriça e Camarada

carinhooosa

carinhooosa

Um dos tantos episódios fruto de minha convivência com os bichos que me trouxe bastante alegria aconteceu ao fim de uma tarde de tempo fechado, podia-se ver nuvens carregadas vindas da praia, que fica a 15 km, sentir e ouvir o vento gelado soprar com força, balançando a relva e as árvores. Fomos recolher os animais que tínhamos levado para pastar no início do dia para pô-los de volta em seu devido abrigo. Após “guardar” todos os bichos, fui sozinho buscar o derradeiro, o burro Camarada. Quando o vi, de longe rinchei com se fosse seu semelhante. Ele, muito simpático, respondeu. Como o percebi mais calmo do que estava naquela manhã, ousei ir além do que de costume, brinquei de “dá a patinha”, examinei-lhe os dentes, dei-lhe erva com a mão e fiz algo que sempre quis fazer: montar sem cela. Montar à pelo, como diz a expressão portuguesa. Quando subi, o Camarada olhou pra trás como quem diz “ta fazendo o que aí, brow?”, mas vendo que eu não ia descer deu início a caminhada, seguida de alguns galopes. Com a velocidade, o vento batendo no rosto me pareceu ainda mais gelado. Seu pelo molhado pela chuva molhou minhas calças. Percebi que sua coluna não é tão macia nem tão fácil de equilibrar-se como uma sela. Mas nada disso era incômodo. A cada passo do Camarada eu sentia uma alegria vir de dentro! Yhuuuu… e tome grito! Sem as rédeas eu também não controlava a direção, mas ele não é tão burro quanto se pensa. Sabia o caminho de casa. Desde então, diariamente é o Camarada que me guia e eu vou de boleia!

Outro acontecimento memorável foi acordar bem cedo e descobrir uma bebê ovelha recém nascida no curral. A grossa camada de lã disfarçou a barriga da mãe de forma que sua gravidez não foi diagnosticada. Tia São carinhosamente batizou a ovelhinha como Dora 🙂

recém-nascida

recém-nascida

primeiros passos

primeiros passos

,IMG_0811

onde está wally?

onde está wally?

Outro passatempo, trabalho, lazer, já não sei mais como definir. Enfim, outra coisa que se faz aqui no Casal da Tia São é a fabricação (o que inclui degustação, hummm) de cachaça, licores, vinhos, vinagres, doces, compotas e geleias. Tudo bem caseiro e muito gostoso. As frutas colhidas, cada uma em sua época, são muitas, e para não estragar nem desperdiçar são utilizadas na confecção desses produtos, que além de servirem para consumo, são dados, presenteados e vendidos.

produtos da casa

produtos da casa

A cachaça é feita a partir da destilação de uva fermentada, em outras palavras, vinho de má qualidade.

A cachaça é feita a partir da destilação de uva fermentada, em outras palavras, vinho de má qualidade.

medindo a graduação alcoólica do destilado.

medindo a graduação alcoólica do destilado.

Feita a destilação, eis o que resta. Os animais adoram.

Feita a destilação, eis o que resta. Os animais adoram.

Licores

Licores

cogumelo responsável pela produção de vinagre

cogumelo responsável pela produção de vinagre

produção caseira (22)

filtrando os vinhos tinto e branco

filtrando os vinhos tinto e branco

doces

doces

doces

doces

Categorias: WWOOF Portugal | Tags: , , , , | 3 Comentários

Navegação de Posts

3 opiniões sobre “Casal da Tia São

  1. Dora

    Eu gosto do porquinho e da minha chará!Gosto dessas coisas que são difíceis de definir também!Mas algo muito verdadeiro e de fácil definição é: os animais também sentem!!!bjus

  2. jardimdomundo

    Mais uma vez adoramos o texto e as fotos =) Beijinhos Leo!

  3. São

    Olá Leonardo ! obrigada a ti por este lindo album. Um beijo. São…… do casal da tia São

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Horto Escola Tudo Sobre Plantas

Consultoria, Assessoria, Mentoria e Vivências em Permacultura, Bioconstrução e Agroecologia

Ecoaldeas : Ecoaldea Vegetariana ESPIRAL:

FLUIR EN EL DIA DIA, CON UNA NUEVA REALIDAD

Yvy Porã

Um projeto de permacultura

Um Zé na América

Sobre Ecologia e Ativismo